O provedor de internet com mais de 10 mil clientes na sua região tem uma base de clientes consolidada, marca reconhecida no mercado e a ambição de crescer. No entanto, com essa expansão vieram também desafios críticos e um dos mais recorrentes é a guerra de preços.
O mercado está saturado e competir por preços virou rotina. Em muitos casos, o valor passou a ser a única estratégia comercial, provocando uma disputa cada vez mais acirrada.
Segundo o Ministério das Comunicações, 93 % dos domicílios brasileiros contam com banda larga fixa, e que provedores regionais conectam mais de 60% dos domicílios do Brasil, em abril deste ano, reforçando sua representatividade no setor.
No entanto, quanto mais o mercado cresce, maior é a competição dentro dele. Então, como fugir dessa guerra de preços e entregar mais valor ao cliente?
A guerra de preços virou rotina para ISPs com grandes bases
Provedores com mais de 10 mil clientes geralmente operam em mercados já bastante competitivos. Todo mês, surge um novo concorrente praticando um valor mais baixo do que já existe no mercado. A consequência é o churn elevado, pressão para baixar tarifas e margens cada vez mais estreitas.
Neste cenário, reduzir o preço pode parecer a saída mais rápida, mas não é sustentável.
Ao competir apenas por tarifa, o provedor se distancia de um posicionamento de valor e entra em um ciclo vicioso. Mais clientes entram, no entanto, com ticket médio menor e custo operacional igual ou maior. A diferença é tirada diretamente da margem.
Contar com um parceiro estratégico pode ser a solução
Para provedores de internet mais maduros, contar com um parceiro estratégico com experiência no mercado pode ser a virada de chave. Neste cenário, encontrar uma empresa que ofereça um portfólio diferenciado de produtos, como soluções corporativas, segurança, cloud e suporte especializado, ajuda a ampliar o valor percebido.
Além disso, o provedor de internet precisa receber apoio em precificação, benchmark de mercado e inteligência comercial. Isso permite que o preço deixe de ser a única ferramenta de atração e passe a ser um dos elementos de uma estratégia mais completa.
Quando o valor percebido, você reduz o churn e aumenta a margem
Com um posicionamento mais completo, o provedor que já tem mais de 10 mil clientes consegue:
- Reduzir o churn por valor e não por preço;
- Aumentar o ticket médio com ofertas premium;
- Manter clientes fiéis com experiência de atendimento e serviços diferenciados;
- Reposicionar a marca como referência local.
Dessa forma, ele está pronto para dar o próximo passo e crescer ainda mais. O modelo de negócio do Algar Franquias pode ser um caminho interessante para quem busca essa evolução.
Expandir com base e estrutura, não promoção
Para quem já superou os 10 mil clientes, a próxima etapa é ganhar eficiência. Eficiente não é quem cobra menos, é quem entrega mais valor com consistência.
Por isso, conhecer um novo caminho no mercado, como o modelo de negócios do Algar Franquias, pode ser a oportunidade que o provedor de internet estava esperando para ampliar sua base com um modelo estruturado, suporte comercial e governança.
Concorrer apenas por preço está matando a margem de provedores que já conquistaram o mercado. O modelo da Algar permite virar essa página. Menos guerra de preços, mais valor agregado e previsibilidade de receita.
Se você quer crescer com margem e marca forte, junte-se com uma empresa com mais de 70 anos de mercado. Cadastre-se e fale com nossos consultores.